Plano De Neg Cio
LILIANA SANTOS
CONCEITO DE NEGÓCIO
Muitos empreendedores têm ideias muito inovadoras para novos conceitos de produtos, mas não existe oportunidade. Noutros casos a oportunidade é real, mas o conceito é inadequado ou impreciso. O que é então um bom conceito de negócio? Os critérios incluem a necessidade de ser:
• Único;
• Abrangente;
• Internamente consistente;
• Exequível;
• Sustentável.
CONCEITO DE NEGÓCIO
Ser único diz respeito ao grau de novidade ou de inovação que um novo conceito encerra. O insucesso vem muitas vezes de produtos ou serviços que nada trazem de novo ao mercado e que, não se diferenciando, o utilizador não vê neles qualquer razão para os experimentar ou para abandonar os que atualmente utiliza. Sem algum grau de inovação, a diferenciação torna-se problemática.
Essa inovação vai desde produtos ou serviços inteiramente novos, até pequenos melhoramentos incrementais. CONCEITO DE NEGÓCIO
O segundo critério para um bom conceito de negócio é a abrangência. O empreendedor deverá olhar além do produto e preocupar-se com a embalagem, preço, promoção, localização, canais de distribuição e logística mais adequados.
A consistência interna diz respeito à avaliação da coerência entre estas variáveis estratégicas: por exemplo, o canal de distribuição é o mais adequado àquele mercado alvo? Os atributos do produto estão a ser suficientemente promovidos e pelo canal mais aconselhado?
CONCEITO DE NEGÓCIO
O critério da exequibilidade é uma questão de realismo. Poderá o conceito ser desenvolvido e implementado dentro do tempo previsto e a um custo aceitável? A dimensão de mercado que estimámos é de facto real numa perspetiva conservadora? Avaliámos suficientemente bem a lealdade ou a satisfação dos consumidores com os produtos ou serviços atuais?
CONCEITO DE NEGÓCIO
Por fim, a sustentabilidade tem a ver com o facto de, uma vez implementado o conceito, se aferir da sua capacidade em resistir às pressões da concorrência ou de outras soluções