UFOP
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
POLO: DIVINOLÂNDIA DE MINAS
PROFESSOR: WELLINGTON TAVARES
ATIVIDADE 5 – Estudo de Caso – A Globalização dentro de casa
QUESTÕES
A) O caso trata de relações de poder, de ideologia e de economia capitalista. Poderíamos considerar que a organização dos Pereira construiu seu patrimônio com base no nepotismo? Quais as implicações desse tipo de opção na tomada de decisões de uma organização? Justifique sua resposta.
R: sim, pois Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos e de acordo com o texto a organização dos Pereira é uma organização onde cada cargo foi selecionado através do grau de parentesco. Mesmo as pessoas selecionadas para tal cargo não tiver competência para assumir determinada posição, ela continua, trazendo beneficio ou não para essa organização. O que manda acaba sendo a decisão tomada pelo maior. Essa opção pode trazer conflitos, uma vez que entre família sempre ah divergência nas opiniões.
B) A posição ocupada por Antonio pode ser considerada de status? Ela Foi alcançada em função de merecimento ou de indicação? Qual o impacto disso no comportamento dos funcionários da organização? R: nao, pois a posição de status é a posição favorável na sociedade, uma posição por consideração, prestigio renome, e a posição ocupada por Antonio foi pelo fato do novo representante da empresa querer colocar sangue jovem à frente da empresa para facilitar a introdução de novos procedimentos e reduzir as reações às mudanças que se faziam necessárias, ou seja, transferir ou demitir alguém da família,deixando de lado a tradição. De merecimento, pois ele com toda sua ambição visava sempre o que seria melhor para a organização, independentemente se seria com traços familiares ou não, se sairia fora da tradição ou não, para ele o importante era o bem