Ufop
Solução:
Diante de um cenário pós-crise do golpe militar de 64 acarretando queda importante dos investimentos e da taxa de crescimento da renda brasileira; era consenso a necessidade de reformas institucionais que formassem um quadro favorável à retomada dos investimentos. Vistas a resolver problemas econômicos vigorou no período de 1964 a 1966. O governo Castelo Branco lança (PAEG - Plano de Ação Econômica do Governo) . Os objetivos assentados pelo PAEG eram: acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário, atenuar os desequilíbrios setoriais e regionais, aumentar o investimento e com isso o emprego e corrigir a tendência ao desequilíbrio externo.
As principais medidas instituídas pelo PAEG foram: a reforma tributária, a reforma monetária e financeira e a reforma do setor externo. Castelo Branco considerava que a inflação se originava no excesso de demanda. E que o controle inflacionário e a inflação seriam pré-condições para a retomada do desenvolvimento.
O plano econômico antecipava uma política monetária restritiva e a busca por um menor déficit público. Assim a inflação devia ser controlada diminuindo a emissão de papel moeda, assim como o crédito.
Assumiu-se um luta gradual à inflação. Além, adotar um sistema de desvalorizações cambias progressivas como forma de equilibrar a balança de pagamentos. Como resultado da retração nas taxas de crescimento econômico, a inflação realmente declinou.
As principais medidas estabilizadoras do PAEG:
• Redução do déficit público: O PAEG introduziu novas formas de financiamento do estado e aumentou as tarifas públicas.
• Restrição do crédito e aperto monetário - O PAEG aumentou as taxas de juros e melhorou os mecanismos de controle.
• Política salarial – Incentivou um severo arrocho salarial.
2. Descreva as principais características da