Importância do iodo
O iodo é um elemento indispensável ao funcionamento do organismo de mamíferos. Esse mineral participa na formação de dois hormônios da glândula tireóide (tiroxina e triiodotiroxina). Esses hormônios são indispensáveis ao desenvolvimento do organismo, agem sobre a maioria dos órgãos e das grandes funções: o sistema nervoso e cardiovascular, a termo-gênese (que nos permite conservar uma temperatura estável), os músculos esqueléticos, as funções renais e respiratórias.
A redução de fertilidade é um sinal típico da deficiência de iodo, ocorre redução dos hormônios afetando todos os órgãos em algum estágio de desenvolvimento, crescimento e maturação. Visando prevenir as doenças decorrentes da deficiência de iodo, tornou-se obrigatória a adição de iodo no sal de cozinha.
O Iodo é muito importante para a nossa saúde, e fundamental, com a baixa taxa de iodo no organismo, algumas doenças podem se desenvolver.
Porque o iodo é tão importante?
• Promove o crescimento e o desenvolvimento normal do organismo;
• Promove o crescimento e o desenvolvimento normal do cérebro;
• Contribui para a saúde, mantendo em equilíbrio as funções do organismo;
• Melhora a resistência às infecções;
• Melhora a capacidade física e mental e, conseqüentemente, a aprendizagem e a produção no trabalho.
Fontes do Iodo
O iodo é encontrado em quantidades variáveis nos alimentos e na água de beber, sendo que as fontes mais ricas são: sal marinho, peixes de água salgada e frutos do mar, tais como moluscos bivalves, lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau. O leite e seus derivados também contêm quantidade importante de iodo, esse mineral pode também ser encontrado em legumes (vagem, agrião, cebola, alho poró, rabanete, nabo) e em certas frutas (abacaxi, groselhas, ameixas).
Problemas a saúde
A deficiência de iodo no organismo pode causar o aumento da tireóide, doença conhecida como bócio ou papo. Se houver um grande aumento do papo,