DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
DIVIDSAO DE TITULOS:
1} COMO ESTÁ EM NORMA. (VAMOS NOS BASEAR NA CONSTITUICAO FEDERAL)
2} COMO O ESTADO ESTA ESTRUTURADO PARA PROTEGER OS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA!
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo de levar aos alunos do primeiro período do curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, unidade de São Gonçalo, a um aprimoramento do senso crítico e discursivo dos alunos.
O eixo temático apresentado é Cidadania e Direitos Humanos e o sub o campo dos Direitos Humanos e sua aplicabilidade na sociedade brasileira.
CONCEITUAR O OBJETIVO DO TRABALHO
DESENVOLVIMENTO:
CONCEITUAÇÃO DO DIREITO;
CONCEITUAÇÃO DA CIDADANIA;
CRIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PELA ONU;
DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIÇÃO.
ESTADO
O que é Cidadania
A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:
“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)
No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania.