UFF GEOGRAFIA
Relato de um dos alunos: Gostaria de se aprofundar sobre o tema da reciclagem não por uma abordagem que a mídia impõe. Mas pelo fato real de se reciclar e as problemáticas desse tema.
A vontade de realizar essa ação se deu pelo simples fato de ocorrência, interferência do da antiga proposta apresentada por uma problemática encontrada próxima a localidade de destinada à pesquisa: Distrito de Funil.
A tomada inicial para a introdução da pesquisa se deu no dia 24 de setembro de 2014, por meio de transporte privado (ônibus) tendo o ponto de partida a Rodoviária Roberto Silveira localizada na cidade de campos dos Goytacazes em torno das 07:35 em destino à Aperibé sendo a cidade mais próxima da realização da pesquisa possuindo um ponto rodoviário. Ao longo do trajeto, para a surpresa de muitos passageiros, devido às más condições da estrada, um dos pneus furou solicitando então a companhia técnica. Neste intervalo de espera, contabilizados em 1h e 38min, diferentes pensamentos surgiram levando para uma única direção que seria à desistência do projeto. Porém, havia assumido uma responsabilidade em desenvolver o projeto juntamente com o Gustavo e o próprio ato de buscar o conhecimento e realizar ações se daria por perdido.
Ao chegar à localidade de Aperibé, fomos conhecer a localidade analisamos os seus aspectos socioculturais e em seguida encaminhados para a escola, na qual começamos a desenvolver a pesquisa. Primeiramente realizemos o conhecimento do espaço, estrutura física da escola localizando alguns pontos como a coordenação e direção. No segundo momento, conhecemos alguns integrantes que fazem partem e realizamos algumas analises sobre a questão da reciclagem em relação aos aspectos econômicos, sociais e políticos na qual esta pode promover na localidade. E no que se diz a respeito à educação propriamente dita, reflexões foram realizadas de forma a esclarecer os meios e métodos utilizados para que seja abordado nas salas de aula o tema da