Profissionais Liberais
A classe desses profissionais é composta por médicos,dentistas, advogados, psicólogos, fisioterapeutas,jornalistas, arquitetos, entre outros. Ou seja, eles têm conhecimento específico da área, possuem formação universitária ou técnica e estão registrados de acordo com as leis trabalhistas. Isso os difere dos profissionais autônomos, que trabalham por conta própria e não têm vínculo empregatício, caso de encanadores, eletricistas, pintores etc.
Uma das principais vantagens de se tornar um profissional liberal é poder atuar na área de formação sem depender das vagas disponíveis no mercado de trabalho. Assim, mesmo tendo que cumprir prazos com os clientes, ele pode estipular seus horários, tendo mais flexibilidade para montar sua agenda.
Os impostos, porém, são um ponto de desvantagem: como não são divididos com o patrão, incidem totalmente sobre o profissional, que também precisa arcar com seus próprios benefícios, como férias, plano de saúde e FGTS. Além disso, o profissional liberal também não conta com uma quantia fixa de ganho mensal – o que pode não ser ruim, pois dependendo da produtividade, pode fazer com que ele ganhe mais do que se estivesse trabalhando com carteira assinada.
Atividade Meio e Atividade Fim Esta idéia consiste em saber qual a caracterização da atividade do profissional liberal, tendo em vista que esta caracterização pode ser de meio ou de fim.
A atividade de um profissional liberal não pode ser