UCP
UCP é responsável pelo processamento de todas as informações existentes no Controlador Programável. Portanto, todo o sistema depende muito dessa unidade. É a UCP quem determina as seguintes características do controlador:
Confiabilidade: O controlador deve funcionar em qualquer situação, sem interrupções e sem falhas, sejam elas de máquina ou de programa. Quanto mais recursos de tolerância a falhas, mais confiável será o controlador.
Disponibilidade: A disponibilidade é uma consequência da confiabilidade. Pode ser definida como o tempo durante o qual o controlador estará disponível e ativo para realizar sua função. Para aumentar a disponibilidade é comum instalar-se configurações redundantes, o que significa que um ou mais módulos são duplicados e ficam permanentemente monitorando um ao outro. No momento em que um dos módulos falha, o módulo redundante assume as suas funções. A redundância pode ser do processador ou dos módulos de entrada e saída.
Segurança: Existem dois aspectos quando se fala em segurança de um controlador e, consequêntemente, de um sistema:
Segurança de Hardware: é a proteção da máquina contra intempéries (descargas atmosféricas, umidade, poeira), surtos de tensão, explosão, isolação da carcaça e outras. Segurança de software: é a proteção do programa contra o uso indevido e ainda contra a perda do programa por falta de energia ou apagamento acidental. A proteção é feita através de senhas para o