Ubiquidade dos microrganismos
A vida humana está intimamente relacionada com os microrganismos, abundantes no solo, no mar, no ar, em todos os ambientes naturais. Invisíveis a olho nu, esses seres oferecem fartas evidências de sua existência. Muitas vezes de forma desfavorável podem originar uma série de doenças, com maior ou menor gravidade. De incalculável valor na natureza, os microrganismos também decompõem restos vegetais e animais para transformá-los em gases e elementos minerais recicláveis por outros organismos. Os microrganismos também desempenham papel fundamental na origem da vida. Na ausência de microrganismos as formas de vida mais complexas nunca poderiam ter surgido e nem poderiam se manter na atualidade. O homem, as plantas e os animais intimamente ligados a atividades microbianas desde a reciclagem de nutrientes essenciais até a degradação da matéria orgânica. Nenhuma outra forma de vida tem uma importância parecida com a dos microrganismos na manutenção da vida sobre a Terra. O objetivo da prática foi observar os tipos de microrganismos presentes em diferentes locais, e a quantidade de colônias formadas em diferentes espaços de tempo de exposição das placas contendo ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.
Materiais e métodos
Meio ágar nutriente
Peptona – 5,0g
Extrato de carne – 1,0g
Extrato de levedura – 2,0g
Cloreto de sódio – 5,0g
Agar – 15,0g
Ph 7,4
-Depois de pesado, os reagentes foram passados para um béquer, onde foi adicionada uma pequena quantidade de água destilada de uma pisseta.
-Após o meio de cultura passar pelo processo de esterilização e estar frio, a chama do bico de Bussen foi acesa, onde foi colocada uma certa quantidade do meio em cada uma das placas de Petri.
-Com um swab foi coletado a amostra retirada da maçaneta da porta do laboratório e depositada na primeira placa. Seguindo o mesmo método, na segunda placa foram