desenho tecnico
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Economia
Prof.º MSc. José Leonel Ribeiro
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto.
Responder de 1 a 5 pág. 32
Campo Grande 26 de março de 2014
1-Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
MERCANTILISMO: Consistia em acumular riquezas, continha alguns princípios de aumentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava-se que o governo seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais precioso;
FISIOCRACIA: Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza. Pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A função do soberano era servir os intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas. Ou seja, a riqueza constituía em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza” ) em atividades econômicas como a lavoura a pesca e a mineração.
2-Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
ADAEM SMITH (1723-1790) - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restrito a três funções principais, quais sejam: Defesa da Nação; Garantir Justiça e Segurança; Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
Principais Ideias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando
livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
3-O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem