Ubba
DISCIPLINA DE História
Rapa Nui
JOÃO ADAMY
LUIZ EDUARDO FRANCZAK
TURMA 101
CONCÓRDIA – SC
2012
O Rapanui ou Rapa Nui são os habitantes nativos polinésios da Ilha de Páscoa no Oceano Pacífico, pertencente ao Chile.
Hoje, o povo rapa Nui compõe 60% da população da Ilha de Páscoa. Eles falam a idioma Rapa Nui, o idioma local. Foram os possíveis construtores das estátuas Moais.
A ilha de Páscoa (em espanhol: Isla de Pascua, em rapa Nui) é denominada Rapa Nui ("ilha grande"), Te pito o te henúa ("umbigo do mundo") e Mata ki te rangi ("olhos fixados no céu") é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico . Está situada a 3 700 km de distância da costa oeste do Chile e constitui a província chilena de Ilha de Páscoa. Sua população em 2002 era de 3 791 habitantes, 3 304 dos quais viviam na capital Hanga Roa. Famosa por suas enormes estátuas de pedra, faz parte da V Região de Valparaíso, pertencente ao Chile.
Moai é o nome que designa as mais de 887 estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile. Construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapa Nui.
Os moais, cujas cabeças ostentam "pukaos" - cilindros de pedra vermelha pesando até doze toneladas, possivelmente representando um cocar de penas vermelhas - representam, de modo estilizado, um torso humano masculino de orelhas longas, sem pernas. Em sua maioria, medem entre 4,5 a 6 metros de comprimento e pesam entre 1 a 27 toneladas. A maior delas, entretanto, tem mais de 20 metros de altura.
Segundo a teoria mais aceita sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os "Rapa Nui", como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.
A Ilha de Páscoa é um dos lugares habitados mais isolados do mundo: são 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico. O holandês Jacob