inglaterra medieval
No
4, ano 2, abril/2007 – ISSN 1808-9895 http://www.historiaimagem.com.br 202
Os vikings na Inglaterra medieval
CORNWELL, Bernard. O último reino. Primeiro volume da trilogia Crônicas Saxônicas.
São Paulo: Editora Record, 2006. 362p. ISBN: 85-01-07352-0. Data de lançamento da obra original: 2004.
Prof. Dr. Johnni Langer
Pós-doutorando em História pela USP, bolsista da
FAPESP.
johnnilanger@yahoo.com.br
A tradição literária de reconstituir episódios sobre os nórdicos medievais provém do
Oitocentos. Fridegard, Bengtsson, entre outros escritores, brindaram seus leitores com romances memoráveis, popularizando os Vikings por toda a Europa. Desta vez, é o autor britânico Bernard Cornwell que concede aos leitores brasileiros um excepcional romance histórico. Já conhecido por suas populares reconstituições da trajetória do lendário rei bretão (As crônicas de Artur) e a Busca do Graal, desta vez a trama gira em torno da presença Viking (mais especificamente dinamarquesa) na Inglaterra anglo-saxônica do século IX d.C.
O autor criou uma obra com uma narrativa empolgante que consegue unificar o resultado das mais recentes pesquisas acadêmicas e historiográficas com a ficção literária.
O protagonista do romance, o ficcional Uhtred, envolve-se na trama com personagens históricos como o rei Alfredo, o Grande, os filhos de Ragnar Lodbrok, entre outros, mesclando uma reconstituição histórica formidável com um denso texto literário, mas ao mesmo tempo prazeroso e com momentos do mais fino humor britânico.
O prólogo (p. 15-40) refere-se ao passado e a criação do personagem principal,
Uhtred, na sociedade anglo-saxônica e a sua captura por vikings dinamarqueses entre os anos 866-867 d.C. O autor preferiu não tratar diretamente das primeiras incursões nórdicas História, imagem e narrativas
No
4, ano 2, abril/2007 – ISSN 1808-9895 http://www.historiaimagem.com.br 203 na Inglaterra, de 793