U2
Futebol, Cultura e Sociedade
2
1. OBJETIVOS
• Conhecer o lugar que o futebol assume na sociedade contemporânea.
• Proporcionar momentos de reflexão sobre a importância cultural que o futebol tem para o brasileiro.
• Entender, de forma mais direta, a relação que o futebol estabelece com a dimensão política brasileira.
2. CONTEÚDOS
• O futebol na condição de fenômeno social e cultural na vida do brasileiro.
• A relação entre futebol e política no cenário brasileiro.
56
© Futebol e Futsal
3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE
Antes de iniciar o estudo desta unidade, é importante que você leia as orientações a seguir:
1) Tal como na unidade anterior, é necessário atenção na leitura deste material, principalmente por conter fatos históricos e por envolver questões políticas. Tenha cuidado especial quanto aos posicionamentos políticos assumidos em alguns momentos do texto. Embora tais posicionamentos sejam importantes, é recomendável que você tenha sua opinião e construa seus próprios argumentos, no sentido de garantir sua formação como crítico agente multiplicador.
2) Levando em consideração a presença do futebol espetáculo ou de alto rendimento em nosso cotidiano, devemos pensar como essa modalidade influencia (seja por meio da família, amigos, pares e dos meios de comunicação) as motivações dos nossos alunos/atletas nos diversos espaços de nossa atuação profissional, e compreender, na condição de mediadores de sonhos, tais expectativas.
3) Ao mesmo tempo em que não podemos desconsiderar as motivações do futebol, temos de mostrar, com responsabilidade, todas as faces desse fenômeno que mexe com as pessoas, direta e indiretamente. No entanto, para que isso seja possível, é necessário deixar de lado a paixão pelo jogo, a postura de simples consumidores ou mesmo a aversão pelo futebol.
4) Certamente, foram inúmeras as ocasiões que ouvimos, presenciamos ou tivemos atitudes que confirmaram o futebol como "paixão nacional". Nesse contexto, é importante