Exame F Sico Geral
AVALIAÇÃO DO ESTADO FÍSICO GERAL
A impressão geral do estado de saúde do paciente é interpretada subjetivamente pelo médico que leva em consideração sua experiência clínica e classifica o paciente em 3 estados:
Estado geral bom ou Bom Estado Geral (BEG)
Estado geral regular ou Regular Estado Geral (REG)
Estado geral ruim ou Mau Estado Geral (MEG)
A avaliação do estado geral é importante para dar idéia do grau de comprometimento determinado pela doença.
Estado de Consciência
Diz respeito à percepção do mundo exterior e de si mesmo. O indivíduo consciente ou em estado de vigilia apresenta-se orientado no tempo e no espaço e as funções cerebrais superiores estão preservadas. O paciente em coma profundo (coma grau IV ou depassé) apresenta perda de consciência completa, não responde aos estímulos externos por mais intensos e dolorosos que sejam. Não controla inclusive funções vitais como a respiração. Apresenta arreflexia tendinosa, cutânea e pupilar, incontinência esfincteriana e relaxamento completo da musculatura. Entre estes dois extremos ( consciência e coma grau IV) existe diversas fases intermediárias onde o grau de comprometimento da consciência piora progressivamente. Outra forma de caracterizar os estados de consciência é utilizando uma escala numérica (escala de Glasgow) baseada na avaliação de 3 caracterísiticas: Abertura dos olhos (4 pontos), Resposta motora (6 pontos) e Resposta verbal (5 pontos). O escore 15 representa o indivíduo consciente, enquanto o escore 3 representa o indivíduo em coma irreversível.
Tipos Constitucionais
O biótipo ou tipo constitucional é o conjunto de características morfológicas apresentadas pelo indivíduo. A classificação mais freqüentemente utilizada classifica os tipos constitucionais em 3 padrões:
Normolíneo - ângulo de Charpy em torno de 90 graus; desenvolvimento harmônico da musculatura e do panículo adiposo; proporção equilibrada entre os membros e o tronco.
Longilíneo - ângulo de