Títulos
O termo carisma foi popularizado por Max Weber, que primeiro o empregou com o sentido relativamente técnico que os historiadores das religiões lhe atribuem. O carisma é o encanto ou a graça que acompanha certos personagens sobre os quais recaíram o olhar e a escolha de Deus.
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma síntese e uma crítica em forma de resenha, do texto abordado na sala de aula.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- RESENHA
Obra: O Líder Carismático.
Autor: BOUDON, R. e BOURRICAUD, F.
Editor e ano: Ática / 2004.
O artigo sobre O Líder Carismático do(s) autor(es) Boudon, R. e Bourricaud, F. aborda sobre os líderes carismáticos, homens ou mulheres que tem um caráter “extraordinário, sobre-humano, sobrenatural”, que se destacam não só por sua missão, mas sim pela maneira que a executa, seu estilo.
Salienta que os líderes carismáticos tem uma função muito maior do que cumprir sua missão, também tem o objetivo de conquistar seu público e ganhar a confiança dele, e isso, com apenas algumas palavras ou gestos e utilizando o carisma, uma relação de poder fortemente assimétrico entre um guia inspirado e um grupo de seguidores que reconhece nele e em sua mensagem, a promessa e realização de uma nova ordem.
Pode-se perceber que um indivíduo “simpático” ou “charmoso” tem carisma, porém não é necessariamente alguém cujas convicções mais pessoais compartilhamos. Porém, não é o que acontece com um líder carismático, que, ao contrário, é um mestre muito exigente e de postura firme.
No entanto, a obra não deixa claro quem são os principais líderes carismáticos que já passaram pelo Brasil e pelo Mundo.
Seria Interessante deixar claro sobre porque a relação entre o líder carismático e seus fiéis é absolutamente diferente que o do líder democrático, apenas por causa do reconhecimento ou tem outro motivo especial.
Recomendaria a leitura do texto para pessoas com um nível crítico superior para avaliar bem as ideias do texto.
2.2- GRANDES