Título
A preocupação com o desenvolvimento de técnicas e instrumentos de testes de isolação de equipamentos elétricos remonta aos primeiros estágios da produção de energia elétrica para iluminação e força. A princípio a resistência de isolamento era medida com corrente contínua CC; este método continua, aplicando-se quase que com exclusividade, mesmo depois do aparecimento da corrente alternada CA. No início do século, apareceu na Inglaterra o primeiro instrumento, registrado com o nome de “megger”, construído exclusivamente para medidas de isolamento. Este instrumento foi aperfeiçoado ao longo dos anos e adaptado à evolução da eletricidade, com escalas de tensões mais altas, de forma que, hoje em dia, continua send um dos instrumentos mais utilizados para medir a resistência de isolamento dos equipamentos elétricos.
À medida que as máquinas elétricas aumentavam de tamanho, foram introduzidas novas técnicas de testes para cobrir algumas lacunas existentes, não satisfeitas plenamente com os testes com CC. Graças a isso, hoje se dispõe de uma variedade de técnicas de ensaios para verificar as condições de isolamento dos equipamentos elétricos. a) Testes CC * Testes de alta tensão em gradientes escalonados. * Testes de alta tensão de valor fixo. * Teste de resistência de isolamento. * Determinação dos índices de polarização e absorção.
b) Testes com CA * Testes de alta tensão com frequência industrial. * Teste de ala tensão com transformador ressonante. * Testes de alta tensão com baixa frequência (0,1 Hz). * Testes das perdas dielétricas e fator de potência. * Testes de descargas por corona (valor médio e de pico). * Testes de impulso com alta frequência.
Técnicas modernas de eletrônica e de software estão sendo aplicadas no esforço de detectar pequenos sinais na presença de ruído. Também está em estudo o desenvolvimento de geradores compactos e leves que gerem ondas