Título
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
CAMILA CARIBÉ ZAUZA
RELAÇÃO ENTRE O DOCUMENTÁRIO “O CÁRCERE E A RUA E A “TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS
VITÓRIA
2013
FACULDADE BRASILEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
CAMILA CARIBÉ ZAUZA
RELAÇÃO ENTRE O DOCUMENTÁRIO “O CARCERE E A RUA” E A “TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS Trabalho apresentado à disciplina Direito Penal II como pré-requisito parcial de avaliação do Curso de Graduação em Direito. Orientador: Profª. Adriana Cardoso
Vitória 2013 1) “O CÁRCERE E A RUA”
O documentário “O Cárcere E a Rua” (2004), dirigido por Liliana Sulzbach, mostra o cotidiano de três entrevistadas da penitenciaria feminina Madre Pelletier,em Porto Alegre(RS),apresentando a rotina dessas mulheres e as situações que elas enfrentam, tais como, ingresso no sistema carcerário, passagem do regime fechado para o semi-aberto e até mesmo o novo contato com a sociedade.
Com sensibilidade, a diretora retrata a experiência de três realidades e subjetividades diferentes: Cláudia, Daniela e Betânia, conseguindo aprofundar com leveza, não sem densidade, a psicologia do feminino num cotidiano dominado pela solidão e pelas perdas, enfocando a difícil transição entre a liberdade das ruas e as duras condições de vida dentro do cárcere.
Desse modo, a diretora acompanha de perto a vida dessas três presidiárias e monta um painel de suas vidas e também de todas as implicações que envolvem uma mulher quando está presa.
2) "BROKEN WINDOWS THEORY" OU TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS
Trata-se de um modelo norte-americano de política de segurança pública no enfrentamento e combate ao crime, tendo como visão fundamental a desordem como fator de elevação dos índices da criminalidade.
A teoria baseia-se num experimento realizado por Philip Zimbardo, psicólogo da Universidade de Stanford, com um automóvel deixado em um bairro de classe alta de Palo Alto (Califórnia).
Durante a primeira