Os paradigmas da administração
,..,
* Tania Margarete
Mezzomo
Keinert
Análise da evolução do campo de conhecimento em Administração Pública através dos paradigmas dominantes nos diversos períodos entre 1900-92.
Public Administration
1900-92.
PALAVRAS-CHAVE: Administração Pública. campo de conhecimento, evolução histórica, ensino e pesquisa, Brasil. KEYWORDS: Public Administration, theoretical field evolution, research, education, Brazil.
as a developing theoretical field and its paradigms between
"O campo da Administração Pública já foi caracterizado como um campo 'à deriva', enfrentando uma 'crise intelectual', necessitando de uma 'nova perspectiva', um campo que vinha tornando-se 'isolado' e em um período de 'tensão e mudança'. Ainda, as alternativas oFerecidas como soluções para os problema» intelectuais e paradigmáiicoe do campo mostraram-se, em sua maioria. tão estranhas às suas tradições ou tão enraizadas em outras disciplinas, que optar por elas destruiria sua integridade com um foco separado de investigação." .
LEVINE, C. H. et alli.
Organizationa 1 design: a post minnowbrook pcrspcctive for lhe new public administration, PA R, n. 35, [ulv, 1977, p. 42-".
, Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos e Pesquisadora do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (CEAPG), Mestre e Doutoranda na EAESP/FGV.
Revista de Administração de Empresas
São Paulo, v. 34, n. 3, p. 41-48
Mai./Jun. 1994
41
ARTIGO
Este artigo tem por objetivo reconstituir a evolução do campo de conhecimento em Administração Pública no Brasil. Ele está inserido em um trabalho de pesquisa mais amplo 1 e baseia-se em trabalho empírico e em análises anteriormente efetuadas. 2 A questão fundamental que se procura responder é a seguinte: o que é Administração Pública? É possível se falar em disciplina? Quais são seus paradigmas? Qual a sua evolução histórica? O que e como se escreveu a