Paradigmas da administração
Para ser um bom profissional de Administração, não basta dominar os conteúdos em sala de aula, as atividades extraclasse, como pesquisa, extensão e participação em empresas também fortalecem o currículo de cada profissional de administração.
Planejar, organizar, gerenciar e assessorar; essas quatro ações não necessariamente resumem a atuação de um administrador, mas expressam boa parte das tarefas conduzidas pela à Administração.
Pois uma das características essenciais de um bom administrador é a de alcançar objetivos através de pessoas e, para isso, saber trabalhar em equipe é fundamental. O campo de trabalho é amplo.
Segundo o Conselho Federal de Administração, as principais áreas de atuação são finanças, marketing, recursos humanos, orçamento, relações industriais, administração de material de produção e organização e métodos e programas de trabalho.
Na escolha do setor de atuação, o profissional também deve-se levar em conta suas afinidades.
Há também a possibilidade de ser consultor, direcionar a formação para a área de pesquisa e ensino ou ainda ser um empreendedor. Isso porque a prática do ter seu próprio negócio é fortemente percebidos e muitos já trabalham para si mesmos e os jovens acabam absorvendo essa tendência.
Compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;
Resolver problemas e desafios organizacionais com flexibilidade e adaptabilidade;
Hierarquizar atividades e programas, identificando e dimensionando os riscos para a tomada de decisões;
Selecionar as estratégias adequadas, visando a atender interesses inter-pessoais, inter-organizacionais e inter-institucionais;
Desenvolver modelos inovadores de gestão; e, adotar procedimentos administrativos que contribuam para o alcance dos objetivos comuns da