Paradigmas Administração
Indaiatuba 19 de Fevereiro de 2014
Introdução
Paradigma é um conjunto de crenças e valores que sustentam uma sociedade. As sociedades ocidentais da era industrial na qual vivemos baseiam-se em paradigmas bastante semelhantes. Entretanto cada sociedade seja um país, uma região ou uma unidade federativa de uma nação, tende a possuir uma base de crenças e valores ligeiramente distintos das demais, o que faz com que cada uma destas unidades possua os seus próprios paradigmas, ou seja, modelos ou padrões que servem como marcos de referencia, para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso. Como se não bastasse essa divisão geográfica, cada área de interesse e atuação das pessoas que vivem nessas sociedades também possuem seus próprios pressupostos, fazendo com que existam "sub-paradigmas" para medicina, religião, economia, artes, engenharia e, como não podia deixar de ser, administração das organizações. No campo da Administração, os paradigmas são principalmente:
Premissas ou hipóteses: são explicações que ajudam a entender as organizações e orientam a maneira de administrá-las. Neste caso, paradigma significa o mesmo que doutrina, conforme a definição apresentada anteriormente.
Modelos de administração e organização: conforme as definições já apresentadas, os modelos compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar as organizações.
Contexto: compreende a conjuntura: social, econômica, tecnológica, competitiva etc. Dentro da qual as organizações são administradas.
Como em muitos outros campos, os paradigmas da administração mudam constantemente, as mudanças variam em termos de velocidade, permanência e magnitude. A revolução industrial provocou uma mudança de grande magnitude, em tempo curto, que moldou inúmeras características da sociedade atual. Normalmente, as mudanças de paradigma na gestão das organizações são