TÍTULAÇÃO ÁCIDO-BASE
A titulação é um procedimento analítico, que consiste em determinar a concentração de uma solução, pela reação com outra solução de concentração conhecida.
Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por solução titulada.
O titulante contido em uma bureta é misturado gota a gota ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor. A coloração obtida indica se o meio é ácido ou básico, o que depende do tipo de indicador utilizado. Conforme se aproxima do ponto final, uma cor rosa-claro vai se formando onde a base está sendo adicionada. No ponto final, a cor rosa-claro se estende por toda a solução após a agitação. Quanto mais base for adicionada, mais se intensifica a cor rosa. Figura 01: Mudança na aparência de uma solução contendo o indicador fenolftaleína quando a base é adicionada.
Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiométrico. Na prática, há sempre uma pequena diferença, que constitui o chamado erro de titulação. Figura 02: Exemplo de Procedimento de Titulação
Após o procedimento foi usada a seguinte formula:
〖nº〗_NaOH= 〖nº〗_HCl
C_NaOH.V_NaOH=C_HCl.V_HCl
OBJETIVO
O objetivo do experimento é causar uma reação imediata na qual se realiza o calculo estequiométrico, com o intuito de verificar a quantidade química de determinada substância.
MATERIAIS E REAGENTES Ácido Clorídrico (HCl) Hidróxido de Sódio (NaOH) Fenolftaleína Erlenmayer Béquer de 50mL Proveta Conta Gotas Bureta Anel