Técnologias de gestão
Atividade de Auto Desenvolvimento
Nome Completo: Helen Regina da silva Email: helen-regina@ig.com.br Data: 04/04/2011.
Curso: Administração Série: 3° semestre manhã
Professor Tutor: Lidiane Roxo
São Caetano do Sul, abril/2011
Terceirização
A terceirização é uma nova ferramenta utilizada tanto em grandes ou pequenas empresa que visam a redução de custos e o aumento da qualidade. Pode ser conhecida também no mundo empresarial como outsourcing
O processo de terceirização tem muitas vantagens poré, deve ser praticada somente depois de muito planejamento e seu resultado dependerá da gestão da empresa, uma escolha errada e a terceirização pode ser uma arma fatal para a empresa.
Normalmente o processo de terceirização é feito somente na atividade meio, assim a empresa consegue verificar a qualidade do produto antes que o mesmo seja enviado ao mercado e aos consulmidores. A terceirização quase sempre está ligada aos objetivos estrategicos da organização mas pode ser empregado em quase todas as areas.
A atividade-fim de uma empresa é a razão de existir dessa empresa. Dentro do serviço público, têm-se exemplos de terceirizações satisfatórias, como é o caso dos serviços de limpeza. Neste caso, a terceirização é indicada pois a atividade-fim do serviço público não é a limpeza de seu patrimônio.
Vantagens da terceirização * Diminuição dos desperdícios, redução das atividades – meio; * Aumento da qualidade; * Ganhos de flexibilidade; * Maior agilidade nas decisões; * Maior treinamento e desenvolvimento profissional.
Desvantagens da terceirização * Risco de desemprego e não absorção da mão-de-obra na mesma proporção; * Resistências e conservadorismo; * Risco de coordenação dos contratos; * Demissões na fase inicial; * Dificuldade de encontrar a parceria ideal; * Aumento da