técnicos
Turma:
Tragédia de Bhopal
A tragédia de Bhopal foi um desastre industrial, que ocorreu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide. É considerado o pior desastre industrial já ocorrido, quando mais de 500 mil pessoas , a maioria trabalhadores, foram expostas aos gases. O número total de mortes estimado em cerca de 8 mil mortes diretas, e por volta de 22 mil ocorreram devido a doenças relacionadas a inalação do gás. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e cerca de 50 mil pessoas ficaram incapacitadas para o trabalho , devido a problemas de saúde
Falta de segurança
Segundo José Possebon, a tragédia poderia ter sido evitada. Os sistemas de segurança eram insuficientes.
Até os dias de hoje, não se sabe quem realmente seria o responsável pelo incidente, a empresa responsável pela Union Carbide, a Dow Chemical Company, começou por acusar um suposto movimento terrorista indiano. Mais tarde, quando a história se tornou insustentável , acusou um empregado de sabotagem. O processo foi arrastado por anos, até que um tribunal dos EUA decretasse que a sabotagem tinha sido o fator que levou ao desastre.
Como ocorreu o vazamento de gás ?
A matéria prima, Isocianato de metila, usada neste processo é uma substância gasosa altamente tóxica. A fábrica usava grandes quantidades do gás e por isso mantinha cheio o estoque nos tanques. Ocorreu que na madrugada do dia 03, em razão de inúmeras falhas, o gás retido nos tanques vazou completamente. No mesmo instante, milhares de pessoas saíram as ruas sentindo os seguintes sintomas: dificuldade de respirar, olhos queimando, tonturas, entre outros. A perda da visão foi uma das sequelas dos acidentados, e o pior, várias pessoas (dentre elas crianças) chegaram a óbito no mesmo dia e nos dias seguintes.
Muitas mulheres grávidas que habitavam a cidade de Bhopal sofreram abortos