Técnico
1.INTRODUÇÃO 9
2.A EMPRESA 10
2.1. Histórico e Atuação 10
2.2. Funcionários e Estagiários 11
3.A ESTRUTURA METÁLICA 12
3.1. Histórico 12
3.2. Vantagens e Desvantagens 13
4.ASPECTOS MECÂNICOS DA ESTRUTURA METÁLICA 15
4.1. Escolha e Classificação dos Aços Estruturais 15
4.1.1.Classificação Segundo a Norma ASTM 15
4.1.2.Classificação Brasileira NBR 18
4.1.3.Outras Especificações 19
4.2 As Ligações e Suas Interferências 20
5.UTILIZAÇÃO DA ESTRUTURA METÁLICA 22
6.CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
1. INTRODUÇÃO
Na necessidade de crescer a cada dia mais e mais rapidamente, o homem se vê obrigado a cada momento a desenvolver novos meios sustentáveis e eficientes que comportem esse crescimento. No meio dessa incessante busca, durante a primeira revolução industrial, surge a estrutura metálica, trazendo consigo propriedades que transformariam as construções modernas.
Na verdade o uso da estrutura metálica tem início a partir da segunda metade do séc. XVIII, donde datam as primeiras construções, mas seu uso em grande escala, e já na forma de aços se dá apenas após a primeira revolução industrial. Países com maior participação na revolução industrial têm grandes construções metálicas datadas a partir do início do sec. XX.
No Brasil o uso da estrutura metálica se dá de forma um pouco mais tardia, e trouxe consigo algumas mudanças fundamentais na economia nacional, por estar ligada ao desenvolvimento da indústria siderúrgica no país.
Desde o início do uso da estrutura no Brasil uma das grandes dificuldades está ligada a área de projeto. Atualmente existem empresas especializadas nessa área, e mesmo assim ainda há uma carência significativa de profissionais.
O mercado tem crescido, e o uso da estrutura metálica se popularizado a cada dia mais devido a sua versatilidade e a todas as facilidades oferecidas por ela, mesmo com o custo mais elevado quando comparado às formas convencionais de construção civil ou mecânica.
2. A EMPRESA