Técnico
O Renascimento trouxe muitas mudanças em vários aspectos diversos, porém quando falamos em estética podemos citar alguns grandes contribuidores para a dispersão das ideias renascentistas como Filippo Brunelleschi e sua maneira inovadora de enxergar a arquitetura que espelhado por Dante e suas poesias projetou verdadeiras obras de arte como a Catedral de Florança, o Hospital dos Inocentes, a cúpula da catedral Santa Maria del Fiore, o Palácio Pitti e a Capela Pazzi. Suas obras tinham como objetivo oferecer um ponto de vista comum entre todos os que as viam, mesmo de angulos e lugares diferentes. Focado no espírito científico e humanista, Brunelleschi sempre buscava fazer uso da ciência que conhecia e mostrar que o ser humano é importante e deve sermpre ser exaltado.
O Renascimento também marcou uma era novo na arte na pintura, que possuia três aspectos principais: o uso do claro-escuro, a perspeciva e o realismo. A prática do Massaccio visa a imitação do que é real e um dos artistas que empregava muito bem o Massaccio era Giorgio Vasari, que pintou 'Adão e Eva Expulsos do Paraíso' e 'São Pedro Distribui aos Pobres os Bens da Comunidade de São Pedro Cura Enfermos'. Na escultura, o renascimento colocar o humanismo em foco demonstrando formas e traços realistas. Mostrando a beleza proveniente do ser humano e todo o seu poder.
O Renascimento também deu aos artistas a oportunidade de expressarem-se com traços mais individuais e únicos de cada um e a criarem obras com riqueza em lucidez científica ao retratar o mundo e o ser humano. Podemos concluir que o Renascimento foi um fato histórico que teve relação direta com a arte e com a estética ao renovar a visão e o modo de se fazer arte de diferentes formas ao redor do mundo.