Técnico
Após os 60 anos a maquiagem merece atenção redobrada. Atenuar rugas e valorizar os traços faciais podem ajudar bastante a melhorar a expressão, mas para isso é preciso cuidado para não cometer exageros, o que pode transformar essa grande aliada em inimiga.
Tons metálicos não são uma boa opção, é melhor investir nos opacos. Muitas lojas de cosméticos oferecem cursinhos rápidos e a preços variáveis de auto maquiagem, algumas até oferecem esses cursos gratuitamente. Estamos preparando uma lista de locais onde esses cursos são encontrados e em breve postaremos aqui. (Já postado, veja o artigo 11 Links de cursos de maquiagem. Aprenda a se auto-maquiar.)
Por enquanto vamos ver algumas dicas úteis de como fazer uma maquiagem discreta e que valorize o rosto maduro, tornando as jovens da terceira idade mais bonitas e auto-confiantes.
1. Qualquer maquiagem precisa de uma pele limpa, use sabonetes glicoativos, que removem a gordura. Apesar de essa gordura ser um protetor natural da pele, ela atrapalha a adesão da maquiagem. Use sabonetes pouco irritantes, a pele idosa ou madura, como eu gosto de chamar, é delicada como a pele dos bebês e pode irritar mais facilmente do que a pele mais jovem.
2. Use um tonificante para renovar o pH e preparar a pele para receber a base. O pH normal da nossa pele varia com a região, mas é um pouquinho ácido. A função do tonificante é limpar os poros e fortalecer, facilitando a renovação celular, a circulação superficial e absorção de ativos de tratamento, assim como protege contra a ação de microorganismos. Por esse motivo é importante sempre limpar bem a pele antes e depois da maquiagem.
3. O corretivo disfarça olheiras, manchas e algumas imperfeições. As versões liquidas e cremosas se espalham melhor e acumulam menos nos sulcos, além de não rachar a base que virá depois.
4. Espalhe uma camada bem delicada de