técnico em segurança do trabalho
O que as empresas devem fazer para melhorar a segurança no trabalho?
À medida que a economia progride, é fundamental que a segurança e saúde no trabalho se integrem às políticas da geração de emprego e renda. Isto implica na avaliação dos riscos e das medidas de gestão dos empregos. Vale lembrar que os acidentes podem acontecer com qualquer um e em qualquer lugar. Ninguém quer ser ferido ou se machucar, muito menos no trabalho.
Quando há um acidente de trabalho, o somatório dos prejuízos humanos, sociais e econômicos é irreparável. Como se não bastasse, para agravar ainda mais o quadro, os acidentes atingem, principalmente,pessoas na faixa dos 20 aos 30 anos, justamente quando estão em plena condição física. Esses jovens trabalhadores desfalcam as empresas e oneram a sociedade, já que passam a necessitar de socorro e medicação de urgência, mais leitos nos hospitais, intervenção cirúrgica e benefícios previdenciários.
As empresas investem, como deveriam, na prevenção de acidentes de trabalho?
De modo geral, as empresas não estão investindo como deveriam na prevenção de acidentes de trabalho, nem expondo aos seus funcionários a importância da utilização correta dos equipamentos