Técnico em edificações
Curso Técnico em Edificações
Sileide C. Luiz
Turma 4° EN
Acessibilidade um direito de todos
São Paulo
05/06/2013
Sileide C. Luiz
Acessibilidade um direito de Todos
Relatório final de pesquisa apresentado a Escola SENAI como requisito para a obtenção do título de Técnico em Edificações, sob a orientação do Prof°. Marco A. A. de Sousa.
São Paulo
05/06/2013
A comunidade precisa compreender que, quando um de seus membros nasce com diferenças, todos os demais membros devem assumir juntos, o compromisso de construir um ambiente inclusivo. (Rinaldo Correr. Deficiência e Inclusão Social: construindo uma nova sociedade, p. 29.)
INTRODUÇÃO
O Curso de Técnico em Edificações inclui no seu plano de estudos a realização de um trabalho de projeto.
A escolha da temática, incidi sobre um problema relacionado à adaptação de edifícios, visando à dificuldade de adaptação com as quais uma pessoa com limitação funcional se depara ao regressar à sua residência.
A importância da pessoa com limitação funcional surgiu nos Estados Unidos, em 1973, com a criação da Lei de Reabilitação, dando início às adaptações em escolas e locais de trabalho. Isto ocorreu por causa dos heróis da Segunda Guerra Mundial que chegavam mutilados e com grandes sequelas físicas. Eles necessitavam de um ambiente que os recebesse de forma adequada para o processo de re-inclusão social.
Em 1980, ainda nos EUA foi criada a ADA – Americans with Disabilities Act, uma espécie de lei civil que promovia a acessibilidade no trabalho, edifícios e transportes públicos. Em 1981 foi estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Pessoa com Deficiência. No ano de 1993 publicou-se as Normas sobre a Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficiência, contemplando a Acessibilidade como uma área fundamental para a igualdade de participação.
No Brasil, a primeira Norma Técnica surgiu em 1994, a NBR