Aglomerantes
ST304 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 1
CESET / UNICAMP
AGLOMERANTES
Rogério Durante Limeira/2001
31
3- AGLOMERANTES
Aglomerantes são materiais, geralmente pulverulentos, que misturados à água, formam uma pasta capaz de endurecer por secagem ou em decorrência de reações químicas. Os aglomerantes são capazes de ligar os agregados, formando um corpo sólido e coeso.
Aglomerantes Aéreos
São aqueles cujos produtos de hidratação não resistem à ação da água, como é o caso da cal aérea e do gesso.
Aglomerantes Hidráulicos
São aqueles cujas reações químicas com a água de amassamento, provocam o endurecimento. Estes aglomerantes formam um produto resistente à água. Entre eles estão o cimento portland, de uso bastante difundido, e a cal hidráulica.
Registros históricos indicam que a argila tenha sido o primeiro aglomerante mineral utilizado pelo homem na construção de suas edificações. Apesar de ser quimicamente inativa, a argila endurece em conseqüência da evaporação da água de amassamento, chegando a atingir alguma resistência mecânica. Contudo, depois de endurecida, em contato com umidade, a argila torna-se instável. A propriedade aglomerante da argila é devida a presença de silicatos e aluminatos. Tanto as argilas, como as rochas, são constituídas basicamente de 6 óxidos:
Sílica Alumina Cal Magnésia Óxido de Ferro Óxido de Titânio (Rutilo)
SiO2 Al2O3 CaO MgO Fe2O3 TiO2
Na composição das argilas e rochas podem existir outros óxidos, porém, em menor quantidades na condição de impurezas. As argilas são silicatos de alumínio hidratados complexos ou compostos de sílica e alumina. A sílica pode ser encontrada na natureza como rocha de quartzo, areia silicosa, arenito o quartzito. A alumina constitui o mineral bauxita, de onde é extraída para a fabricação do alumínio. Algumas vestígios da aplicação da argila como aglomerante no assentamento de pedras ou tijolos de barro cozido, datam dos tempos dos assírios e babilônios e ainda hoje, em