Eletrostatica e eletronicamica
2424 palavras
10 páginas
IntroduçãoEste trabalho pretende apresentar um conceito básico, porém necessário ao nosso conhecimento sobre eletrostática e eletrodinâmica. Os primeiros estudos de eletrostática se desenvolveram com Thales de Mileto (625a.C - ?), O filosofo grego Tales observou esse fenômeno pela primeira vez aproximadamente há 25 séculos, ele observou que o âmbar após ser atritado atraia pequenos pedaços de palha. O médico inglês William Gilbert verificou o mesmo que Tales 19 séculos depois, para indicar que esses corpos estavam se comportando como o âmbar, Gilbert dizia que estavam eletrizados. Isso porque em grego o âmbar se chama electron, e com a palavra eletrizado ele queria dizer "que o objeto tinha o mesmo comportamento do electron. Até hoje mantemos essas expressões: chamamos corpo eletrizado àquele que está com a propriedade de atrair ou repelir outros corpos, isto é, que manifesta eletricidade e chamamos corpo neutro àquele que não está eletrizado.
Hoje sabemos que todos os corpos se eletrizam, sendo que uns com mais facilidade que outros.
. Diversos cientistas e também amantes da física, que tiveram cada um sua importância na eletrostática, continuaram os estudos iniciados por Thales. Entre eles, Willian Gilbert, médico inglês em 1600, que inventou o que seria fundamental para o desenvolvimento da eletricidade, o pêndulo elétrico. Graças a tanto estudo e dedicação de todos esses cientistas, hoje podemos usufruir de tanta tecnologia, comodidade e uma melhor qualidade de vida.
O desenvolvimento da eletrodinâmica levou à revisão das noções de espaço e tempo.
De acordo com as noções clássicas de espaço e tempo, consideradas inabaláveis ao longo dos séculos, o movimento não exerce nenhuma influência no tempo (o tempo é absoluto), e as medidas lineares de qualquer corpo não dependem do fato de o corpo estar em movimento ou não (o comprimento é absoluto) .
1. Eletrostática
Eletrostática ou eletrostática (do grego elektron + statikos, estacionário) é o ramo da