Técnico em Desenho da Construção Civil
TOPOGRAFIA INFORMATIZADA
Planimetria e Terraplanagem
Professor
Henrique
Alunos:
Rodrigo Kleydson
Paulo Nazzon
Lirane
Euclides
José Nunes
Serra Talhada, 09 de Setembro de 2013
PLANIMETRIA
Processo de medição de superfície planas, medição horizontal. Tudo o que é normalmente representado numa carta em escala topográfica, como a obra do homem e os acidentes naturais, como a cobertura vegetal e a hidrografia exceto o relevo.
Azimute
Chama-se azimute de uma direção, o ângulo que forma com uma direção fixa no terreno, ou seja, é a direção horizontal de uma linha medida no sentido dos ponteiros do relógio, a partir de um plano de referência, em geral o meridiano.
O azimute varia de 0° a 360°, tendo como origem o ponto norte (verdadeiro ou magnético) e o sentido positivo é o sentido horário. Assim, considerando um alinhamento na direção ON, o seu azimute será 0°, considerando as direções OE, OS, e OW os azimutes serão 90°,180° e 270° respectivamente.
Rumo
Rumo de uma direção é o menor ângulo horizontal formado entre a direção norte-sul e a referida direção. Se a meridiana determinada é a verdadeira, o rumo obtido diz-se verdadeiro, sendo a meridiana determinada pela bússola, o rumo é denominado de magnético.
Por convenção, a contagem dos rumos tem como origem o ponto norte (N) ou o ponto sul (S), sua variação é de 0° a 90°. Portanto, o rumo não possui valor negativo, porém é obrigatória a designação do quadrante a que pertence o ângulo azimutal (Fig.2). Sendo conhecidos os azimutes dos alinhamentos, a partir deles é possível determinar os rumos correspondentes, através de simples relações geométricas.
A fig.2 mostra, o valor numérico do azimute do alinhamento 01 corresponde a um ângulo do primeiro quadrante, o azimute do alinhamento 02 corresponde a um ângulo do segundo quadrante, o alinhamento 03, do terceiro e do alinhamento 04, do quarto quadrante. Sendo o