TÉCNICAS E PRÁTICAS INDISPENSÁVEIS EM UM DEPARTAMENTO DE COMPRAS
RESUMO
O presente artigo tem como meta desenvolver uma ideia básica de que a função de compras dentro das organizações englobam não só seus processos, mas também o conhecimento de técnicas e práticas essenciais para alcançar os resultados esperados.
INTRODUÇÃO
O termo compra pode ser definido como a aquisição de um serviço ou produto, em troca de um determinado preço. No caso das organizações esse termo se enquadra desde a necessidade de matéria-prima e/ou serviços para a produção e se estende até a entrega daquilo que foi comprado. O grande objetivo da compra nas organizações é: comprar bem no menor valor possível. Isso só é possível se existir, além de uma estrutura de processos, boas técnicas e práticas, que tornam mais fácil a ideia de gerar economia através de boas compras. O proposto artigo vem descrever um conteúdo básico e objetivo acerca das rotinas de compras abrangendo suas técnicas e práticas. É importante lembrar que a função de Compras, envolvida por suas técnicas e práticas, exprime semelhança entre os vários tipos de setores de organizações, variando apenas suas peculiaridades.
1. A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS NO CONTEXTO EMPRESARIAL
Para Garcia (2008), a aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros.
Para Herrera (2001), uma empresa que busca melhorar sua performance de mercado tem na sua cadeia de fornecimento, um importante aliado que pode favorecer, acelerar ou, ao contrário, vir a representar obstáculos ao sucesso de sua estratégia.
2. OBJETIVOS DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS
Para Dias (1993, p 259), a função de compras de materiais tem a finalidade de suprir as necessidades dos clientes, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar o recebimento do material comprado