Técnicas Projetivas
Título: Técnicas Projetivas
Objetivo: Permitir ao aluno diferenciar o uso e as particularidades das técnicas projetivas. Os itens devem ser pesquisados em sites e livros sobre as Técnicas Projetivas. Ao final do trabalho, deve apresentar as referências em formato ABNT.
Questão 01: Quais habilidades são necessárias por parte dos psicólogos para poder aplicar e analisar corretamente as diversas técnicas projetivas? Comente-as.
Questão 02: Quais aspectos podem ser evidenciados quanto às características psicométricas e fundamentação teórica das técnicas projetivas? Comente-os!
Técnicas psicométricas são normalmente sinónimo de testes psicológicos. Um teste, segundo McKeen Cattell (1890), constitui um procedimento de recolha de amostras de comportamento de um indivíduo, de forma a estimar um repertório ou inferir um construto psicológico suficientemente sistemático para ser repetido e comparável.
Cattell considerava que a característica fundamental que diferenciava os testes de outras técnicas era o facto de serem estruturados, tanto em função da natureza do estímulo, como em função da liberdade de resposta à tarefa, que deve ser totalmente restrita. Tinham, pois, de ser claros e não ambíguos, bem como uniformes. Assim, segundo Anastasi (1982), um teste psicológico é uma medida de amostra objectiva e estandardizada do comportamento de uma pessoa, na medida em que os procedimentos de aplicação, materiais e sistemas de pontuação, permanecem constantes, isto é, invariantes no tempo e independentes de quem aplique o teste.rank lança o termo método projetivo, para designar o estudo da personalidade baseando-se no teste de associação de palavras de Jung (1904), testes de manchas de tinta de Rorschach em 1920 e T.A.T. (Teste de Apercepção Temática) de Murray em 1935. Frank aborda nesses testes uma dinâmica holística da personalidade, uma estrutura evolutiva onde os