Técnicas para administração de estoque
A função de planejar e controlar estoques são fatores primordiais numa boa administração do processo produtivo. Os estoques costumam manter uma participação significativa no total dos investimentos ativos da maior parte das empresas industriais e comerciais.
No entanto , o objetivo é evitar que se estabeleçam volumes insuficientes para o atendimento das vendas. E bom manter volumes adicionais de estoque (estoque de segurança), para poder atender certos imprevistos não controláveis na hora da demanda. Cabe a esse setor o controle das disponibilidades e necessidades do processo produtivo envolvendo não só os almoxarifados de matérias- primas e auxiliares, como também os intermediários e os produtos acabados .seu objetivo não é deixar faltar material para o processo de fabricação, evitando alta imobilização aos recursos financeiros. A utilização de métodos de controle de estoque facilitam o trabalho do almoxarife com o controle de reposição de materiais, melhor previsão de consumo, mais eficácia na reposição de itens destinados á produção ou venda.
As técnicas mais usadas em termos de gestão de estoque são: * Sistema ABC ou Curva ABC; * Ponto de reecomenda (estoque mínimo); * Planejamento das necessidades de material (Materials Requirement Plainning) MRP; * Just In Time (JIT); * Sistema 2 gavetas; Sistema ABC ou Curva ABC
O objetivo principal do sistema ABC é mostrar os gastos indiretos aos bens e serviços produzidos, proporcionando um controle mais apurado dos gastos da empresa e melhor suporte nas decisões gerenciais. O grupo A inclui os itens que requerem maior investimento o controle deve ser mais intensivo, devido ao elevado investimento envolvido seria recomendável o uso de registros permanentes que permita uma monitoração dos níveis de estoques desses itens.
No grupo B os itens são mais freqüentemente controlados semanalmente, inclui itens de valor médio.
No grupo C os itens podem