estoque
2.1. O que é um sistema
Sistema é a composição de uma série de itens (Hardware, Software e Elementos Humanos) relacionando – se e alinhados para operar, com objetivo de cumprir uma dada missão.
Ainda partindo do conceito de Sistema, é possível identificar dentre das empresas uma série de sistemas ou subsistemas, que interagem entre si formando grandes sistemas integrados:
Sistema de Administração de Recursos Humanos;
Sistema de Administração Econômico e Financeiro; Sistema de administração da Produção;
Sistema de Engenharia de Produtos;
Sistema de Engenharia de Processo;
Sistema de Administração de Marketing;
Sistema de Administração da Informação, e
Sistema de Administração de Material.
De acordo com o conceito de Sistema, podemos agora dar a concepção de Sistema de Administração de Material.
O prof. Renaud Barbosa da Silva, define Sistema de Administração de Recursos Materiais como um conjunto de funções contínuas, correlatas e interdependentes operacionalizáveis através de normas, procedimentos e técnicas especificas e apoiadas em uma estrutura organizacional integrada, com objetivo de atender, nas melhores condições técnicas, econômicas e comerciais às necessidades em material de uma empresa. O prof. Renaud afirma, ainda, que temos como função relacionada entre si, no Sistema de Administração de Materiais na maioria das empresas:
Classificação de Material;
Gerência de Estoque;
Aquisição;
Armazenamento;
Manuseio de Material;
Movimentação de Estoques;
Transporte de Material;
Controle dos Materiais Excedentes, Obsoletos e Inservíveis;
Controle de qualidade;
2.2. Uma nova visão do Sistema de Administração de Material
O que pretendemos aqui é dar uma nova visão do Sistema de Administração de Material que, a partir de agora, denominamos de Logística Integrada. Dentro desse sistema visualizamos com quatro subsistemas: o subsistema suprim entos, o subsistema produção, o