sociologia
Disciplina: Direito Aplicado à Engenharia
Professor: Roberto Lins Marques
Data de entrega: 19/04/2012
Valor: 25 pontos
NOTA: ________________ ALUNO: Mariana Gonçalves Noronha RA: 5118631
O fato de uma conferência de tecnologia realizada por uma empresa de marketing americana ter contratado moradores de rua para caminharem pelas ruas carregando transmissores sem fio móveis gerou algumas polêmicas, pois algumas pessoas ficaram indignadas com a situação alegando que os moradores estavam sendo tratados como objeto o que está totalmente errado perante a constituição federal. Se tal fato ocorresse em nosso país a empresa realizadora da conferência não deveria sofrer nenhum tipo de punição, pois os moradores de rua não foram obrigados a realizarem esse trabalho e também pelo fato de ser um trabalho como vários outros.
Em primeiro lugar, devemos mencionar que esses moradores de rua não foram forçados a nada, ou seja, eles fizeram por livre e espontânea vontade esse trabalho e ainda foram remunerados por isso. E o fato das pessoas ficarem indignadas com a situação dá a impressão de um certo preconceito pelo fato dos prestadores de serviço serem moradores de rua, pois se fossem pessoas melhores de situação não causariam tanta indignação.
Em segundo lugar, existem vários trabalhos que exibe a imagem das pessoas como carregar antenas móveis pelas ruas e nem por isso ficamos indignados. Um exemplo comum e que estamos cansados de presenciar são pessoas entregando panfletos de uma certa empresa nas calçadas ou nos sinaleiros, o que é a mesma coisa, pois os dois trabalhos têm o mesmo objetivo, que é divulgar os produtos da empresa, ou seja, faz parte do marketing.
Dessa forma, podemos concluir que não há motivo para tanta indignação, pois moradores de rua são pessoas normais e eles tem todo direito de realizar esses serviços. E os organizadores da conferência não podem ser julgados ou