Recursos materiais e patrimoniais
O grande objetivo é muito estratégico, onde eliminamos da produção os itens que não tem muita rotatividade no estoque, ou seja, retirando dos estoques produtos que não estão com muito demanda ou sem muita utilização e assim transferindo aquilo que levaria mais tempo para se utilizar por matérias que mais se utilizam e tem mais rotatividade para a empresa.
Reduzir custos e gerar lucros é o que toda empresa necessita para se firmar no mercado. E, são nesse contexto que será abordada as tendências da administração de materiais.
O AVANÇO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Processou-se em varias fases assim dito por Francischini Gurgel (2002)
A Atividade exercida diretamente pelo proprietário da empresa, pois comprar era a essência do negócio;
Atividades de compras como apoio às atividades produtivas se, portanto, integradas à área de produção; Condenação dos serviços envolvendo materiais, começando com o planejamento das matérias-primas e a entrega de produtos acabados, em uma organização independente da área produtiva;
Agregação à área logística das atividades de suporte à área de marketing.
Com a mecanização, racionalização e automação, o excedente de produção se torna cada vez menos necessário, no caso a Administração de Materiais é fundamental para o equilíbrio dos estoques e que não falte matéria – prima mais que também não sobre.
E assim vemos que a Administração de Materiais exerce nas