Técnicas de trabalho com material volumétrico
Técnicas de trabalho com material volumétrico
Goiânia, Goiás
05 de abril de 2014
Introdução e Objetivos
As medidas de volume podem ser feitas para uma análise ou experimento, nem sempre é necessário exatidão no volume como, por exemplo, nas análises qualitativas. Mas quando se trata de análise quantitativa é necessária grande precisão para que o resultado seja o esperado, por isso é tão importante saber diferenciar corretamente o material volumétrico para cada análise.
Conhecer as técnicas de medição permite o aperfeiçoamento de conhecimentos através da análise prática e a repetição de experimentos.
Será apresentado algumas diferenças de medição de vidrarias concluídas através de alguns experimentos , que teve como finalidade levar a compreensão aos alunos que realizaram o experimento para que possam avançar nas aulas práticas de química geral experimental.
Materiais e Métodos
Procedimento 6.4
Materiais utilizados: bastão de vidro, proveta de 100 mL , balão volumétrico de 100 mL e água destilada.
Método: Utilizando o bastão de vidro, preencha a proveta com água destilada e acerte o traço de aferição. Transfira para o balão volumétrico (limpo e seco). Compare o volume final.
Procedimento 6.5
Materiais: Bureta de 50 mL, suporte universal, garra, béquer de 100mL, pisseta, balão volumétrico de 50 mL, agua destilada.
Método: Fixe a bureta com a ajuda da garra a um suporte universal, feche a torneira de controle de escoamento. Colque um béquer de 100 mL em baixo da bureta. Com auxílio da pisseta, encha a bureta com água destilada observando se ocorre vazamentos. Verifique se ocorre o aparecimento de bolhas , se ocorrer, abra a torneira ate removê-las. Em seguida encha a bureta e acerte o menisco com o traço de aferição, que fica na parte superior. Trasfira os 50 mL de água para o balão volumétrico. Compare o