TÉCNICAS DE TESTE DE SOFTWARE
A atividade de teste de software é um elemento crítico da garantia de qualidade de software e representa a última revisão de especificação, projeto e codificação. Não é incomum que uma organização de software gaste 40% do esforço de projeto total em teste.Alguns casos dos quais dependam vidas humanas (por exemplo, controle de vôo), pode custar de 3 a 5 vezes mais que todos os outros passos de engenharia de software juntos.
FUNDAMENTOS DE TESTE DE SOFTWARE
A fase de teste gera bastante conflito entre os engenheiros de software. A atividade de teste tem a intenção de "demolir" o software que ele construiu.
Os desenvolvedores de software são, por sua própria natureza construtivos, e para atividade de teste eles devem descartar noções de "corretitude" do software que eles acabaram de desenvolver, e devem superar conflitos de interesse que ocorrem quando erros são descobertos.
OBJETIVOS DA ATIVIDADE DE TESTE
1. A atividade de teste é o processo de executar um programa com a intenção de descobrir um erro.
2. Um bom caso de teste é aquele que tem uma elevada probabilidade de revelar um erro ainda não descoberto.
3. Um teste bem-sucedido é aquele que revela um erro ainda não descoberto.
Se a atividade de teste for conduzida com sucesso ela descobrirá erros no software.
Mas é importante saber que " A atividade de teste não pode mostrar a ausencia de bugs ; ela só pode mostrar se defeitos de software estão presentes". É importante ter essa declaração em mente quando a atividade de teste estiver sendo realizada.
PROJETO DE CASOS DE TESTE
Os projetos de casos de teste são construídos , para ajudar a garantir a integridade dos testes e proporcionar a mais alta probabilidade de revelar erros no software.
Qualquer produto de engenharia pode ser tratado de duas maneiras:
1. Conhecendo-se a função específica que um produto projetado deve executar, testes podem ser realizados para demonstrar que cada função é totalmente operacional;
2. Conhecendo-se o