Técnicas de saúde e segurança no setor madeireiro
1. INTRODUÇÃO
O número de indústrias madeireiras na região amazônica, de acordo com os registros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é de 3358.
As atividades da indústria madeireira na região Amazônica, como toda atividade econômica que tem seus recursos oriundos da floresta, criam impactos não só diretamente no homem como também na natureza. No caso específico das madeireiras, os agentes ambientais originados por suas atividades englobam todos os grupos de riscos ambientais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. 2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Tem como objetivo identificar, avaliar, reconhecer e controlar os riscos que atua sobre os fatores ambientais e a prevenção das doenças ocupacionais e doenças do trabalho, visando a saúde e a integridade física dos trabalhadores no setor madeireiro.
2.2. Objetivo Especifíco
• Preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, através do reconhecimento e controle dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho.
• Manter todos os agentes ambientais sob controle, com monitoramento periódico e ações complementares vinculadas ao nível de ação.
• Avaliar minuciosamente todos os ambientes de trabalho.
• Elaborar programa de prevenção de acidente.
• Orientar os colaboradores sobre os riscos que o mesmo está na iminência. 3. MATÉRIA PRIMA
A indústria madeireira desenvolve seu processo em duas etapas:
A primeira etapa ocorre na fase da coleta de matéria prima, a derrubada das árvores. Nesta fase, o número de acidentes é bastante elevado. Nesta etapa, uma das principais causas de acidentes é o manuseio inadequado da moto-serra e sua gravidade varia desde a amputação de membros até a morte.
Na segunda etapa, algumas indústrias recebem a madeira ainda sob a forma