Técnicas de pesquisa
A pesquisa científica é um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Tem como finalidade descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. Uma pesquisa é sempre parte de um problema, urna interrogação ou questionamento, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. Para solucionar o problema levantam-se hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação. No entanto, é uma vida de mão dupla, pois a pesquisa pode gerar o surgimento de novas teorias que, para serem válidas, devem apoiar-se em fatos observados passíveis de ser comprovados. A investigação surge da necessidade de resolver problemas práticos e levar à descoberta de princípios básicos.
Nesse sentido, podemos afirmar que tal modalidade se concebe como algo complexo, uma vez que compreende um conjunto de atividades, tais como: investigar o assunto e compreendê-lo, buscar informações em fontes distintas, comparar ideias de diferentes autores, selecionando-as sob uma postura crítica e, finalmente, partir para a redação do próprio texto, a qual deve contar com o apoio de um referencial teórico que sustente os posicionamentos assumidos pelo autor.
Para alcançar este objetivo é necessário que se planeje o processo de investigação, isto é, traçar o curso de ação a ser seguido no processo da investigação científica. Não é, porém, necessários que se sigam normas rígidas. A flexibilidade deve ser a característica principal neste planejamento de pesquisa, para que as estratégias previstas não bloqueiem a criatividade e a imaginação crítica do investigador.
Afirma-se que não existe método científico estabelecido previamente. Existem critérios gerais orientadores que facilitam o processo de investigação.
Neste trabalho foi apresentado o conceito de