técnicas de negociação e vendas
Considerando a alta competitividade do mercado atualmente, torna-se necessário cada vez mais, a adoção de técnicas que concedam as empresas diferenciais no atendimento, a fim de manter os clientes já existentes, garantir-lhes satisfação para com o produto e ainda conquistar futuros consumidores.
O processo de negociação e vendas não se restringe apenas a aplicação da oferta e a satisfação do cliente por meio do produto recebido. As etapas devem ser executadas com a profundidade e a abrangência necessárias. O sucesso desse processo dependerá do sucesso de cada parte. Pré-venda, venda e pós-vendas, por qualquer caminho e para qualquer tipo de relação com o mercado, devem ser consideradas, planejadas e praticadas para garantir o melhor relacionamento com o mercado, o melhor processo de troca e a melhor rentabilidade da venda. O processo de vendas, portanto, é amplo e depende de um processo maior que vem da orientação de marketing. O profissional desta área deve trabalhar em conjunto com as vendas e perceber que ela é uma importante ferramenta para alcançar resultados. Deve oferecer apoio para a execução do serviço de vendas e disponibilizar suporte e ferramentas para que o setor atinja os objetivos, afirma o autor Teixeira, (2004).
No que diz respeito a negociação, Segundo Roger Fisher, uma das maiores autoridades mundiais do ramo, existe sete elementos-chave em uma negociação, que podem servir tanto à fusão de duas empresas no Brasil como um tratado de paz entre países do Oriente Médio. O primeiro deles é a comunicação. Não é possível negociar sem uma comunicação eficaz. O segundo é o relacionamento entre as partes. Elas se vêem como inimigas ou estão trabalhando conjuntamente para resolver um problema? A negociação será melhor se ambas as partes acreditarem que buscam resolver uma preocupação comum e devem descobrir como lidar com suas diferenças.
O terceiro elemento é o interesse. Independentemente de cultura, idade, raça,