Informatica
Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da actuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e a comunidade escolar.
O papel do gestor e muito importante pois ele irá acompanhar e avaliar o desenvolvimento da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem, com vistas à melhoria do desempenho da escola, compreendendo os princípios e directrizes da administração pública e incorporá-los à prática gestora no quotidiano da mesma. PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR
Antes de qualquer coisa, a pessoa que pretende assumir a direcção de uma escola, deve apresentar algumas características que podem influenciar directamente na forma em que ele vai conduzir a gestão da escola. Não quer dizer que ele precise ter todas elas, mas que se essa pessoa se auto-avaliar e se souber ouvir as pessoas que o cercam, ela poderá ver quais são suas deficiências e saber em quais aspectos precisa melhorar. Vamos ver então algumas características que formam o perfil do director escolar.
FATORES QUE MOTIVAM A CANDIDATURA:
Ter pré-disposição para trabalho colectivo.
Ser articulador e mediador dos segmentos internos e externos: o director deve ser uma pessoa que abra o diálogo com os diferentes grupos existentes tanto dentro da escola como fora dela, buscando a maior interacção possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola.
Ter iniciativa e firmeza de propósito para realização de acções.
Ser