Técnicas de Comunicação
1 DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, MATÉRIA-PRIMA PARA A COMINUCAÇÃO
Segundo Angeloni (2010), a matéria-prima para a comunicação são os dados, as informações e o conhecimento, que consiste em entender e conhecer este processo de uma forma mas clara e objetiva diante das decisões, sendo assim temos que levar em conta alguns aspectos para decisão correta entendendo seus significados e sabendo que dados são informação e a comunicação e a matéria prima para a formação de novas ideias. Segundo (MAIER 2007), conhecimento é entendido de uma forma acumulada e organizada.
A informação embora tenha seus significados ela pode ser muito complexa para alguns, segundo Lago (2001), Pereira e Fonseca (1997) e Davenport (1998), considera se que as pessoas só dizem o que querem e como querem de acordo com seus conhecimentos. Segundo GOTTSHALK (2007), infomração combinada se torna conhecimento independente da maneira que é expressada.
1.1 Alavancando decisões
Existe em toda organização um decisor, que antes de tomar uma decisão tem que levar em consideração o que os demais do grupo tem a contribuir através do diálogo, assim obtendo o maior numero de informação nescessária para chegar em um consenso final.
1.2 Melhorando a comunicação
Segundo Angeloni (1999), Davenport (1998), Nonaka e Takeuchi (1997), Stewart (1998) e Sveiby (1998), a comunicação tem um novo direcionamento, com foco na transmissão da informação e do conhecimento organizacional.
O processo de comunicação é quando dados, informações e conhecimentos são transmitidos de um emissor para um receptor.
Segundo Davenport (1998), há dificuldade na transferência de informações mantendo a originalidade. Pois muitas vezes as pessoas acrescentam seu próprio conhecimento.
As pessoas devem aprender a se expressar e a ouvir. Devem receber a informação por completa, para depois argumentarem sobre seu ponto de vista. E não prepararem seus discursos enquanto ouvem o emissor.
Segundo Gutierrez (1999), no processo do