Técnicas de comunicação
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Componente Curricular
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Prezados(as) Estudantes,
Nesse componente curricular pretende-se estudar os aspectos verbais e não-verbais da comunicação humana. Conforme todos sabem, sem comunicação não há vida.
Enfatizar-se-á também a prática da leitura cotidiana como exercício intelectual do bom estudante e futuro excelente Técnico de Segurança do Trabalho.
Ademais, a condução de reuniões de trabalho e a elaboração de relatórios técnicos serão ferramentas vivenciadas da teoria à prática durante as horas disponíveis ao componente. Bons estudos e contem com a minha orientação!
Profa. Adriana Magna Souza da Silva Ramalho
Palmas – TO
Material organizado pela professora Adriana Magna Ramalho – Instrutora do SENAI – C.T. de Palmas fevereiro de
2010
.
2
1. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO HUMANA
Os seres humanos dependem uns dos outros. Ninguém consegue viver em um mundo isolado, solitariamente. Seja nos momentos de lazer, no trabalho, nas reuniões sociais e religiosas, há sempre alguém dependendo de outra pessoa, para tornar possível, a interação pessoal e, por conseguinte, a convivência humana.
A comunicação é necessidade básica da pessoa humana, do homem social: constitui o canal pelo qual os padrões de sua cultura lhe são transmitidos e, mediante o qual, aprende a ser membro de uma sociedade. A vida em sociedade su põe intercâmbio e comunicação, que se realizam fundamentalmente pela língua, cujo papel é cada vez mais importante nas relações humanas.
No processo de interação pessoal, é necessário que as pessoas se entendam, a fim de que haja um relacionamento plausível, saudável e satisfatório. O que torna possível às pessoas se relacionarem e se entenderem é, sem dúvida, a comunicação. E comunicação é isso: participação, transmissão, troca de idéias, conhecimentos e de experiências. Comunicar é emitir, transmitir e receber mensagens, seja através da