técnicas de aquecimento
Vinícius Ourcilleón Ortiz 722816
Silmar André Santos Souza 717179
Renan Santos Andrade
Disciplina:
Engenharia
Turma:
Experimento no
Data da realização do experimento:01/01/2009
Responsável:
Conteúdo
Resumo
Neste experimento foram observadas as técnicas de manuseio seguro e as aplicações do Bico de Bunsen variam de acordo com a quantidade de oxigênio que ele é exposto (4 furos), havendo a necessidade de se ajustar a quantidade de entrada de oxigênio afim de não se obter uma chama não luminosa e desorganizada e sem vestígios de fuligem. O Bico de Bunsen é utilizado no aquecimento de substancias não inflamáveis, sejam manipuladas em copo de béquer, tubos de ensaio que possam ser expostos ao calor da chama. Foram aquecidos 200ml de água normal e destilada em um béquer e observou-se que a medida que o tempo passa, a temperatura da água aumenta formando um gráfico sobre tempo em relação a temperatura. Foram utilizados também realizados operações de aquecimento em tubo de ensaio, banhos maria e de areia.
Introdução
O aquecimento de substâncias é um procedimento muito comum em laboratórios químicos e muitos são os sistemas de aquecimento disponíveis. A escolha do sistema apropriado depende de vários fatores assim como por exemplo a inflamabilidade da substância a ser aquecida e a temperatura de aquecimento desejada, entre outros. Neste contexto, o conhecimento das características e aplicabilidade dos principais dispositivos de aquecimento encontrados no laboratório é requerido.
Primeiramente houve a avaliação da chama produzida pelo bico de Bunsen e a queima de um palito de madeira de churrasco em diferentes regiões da chama. Também houve o aquecimento de água destilada em tubo de ensaio e béquer com a chama do bico de Bunsen.
O bico de Bunsen é um dispositivo usado em química para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. O bico de