Tecnicas de aquecimento
Práticas de Laboratório
Química Geral e Experimental I
Práticas de Laboratório
Técnicas de Aquecimento
RESUMO
Foram realizados experimentos com técnicas de aquecimento, com base nas aulas anteriores. Conforme a lista fornecida, testes feitos com bico de Bünsen, aquecimento de H2O (destilada) no béquer e no tubo de ensaio, calcinação de Sulfato Cúprico Pentahidratado (CuSO4.5H2O), aquecimento em banho de areia e evaporação em cápsula de porcelana.
.
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS 5 2.1. VIDRARIAS 6 2.2. MATERIAIS UTILIZADOS 8 2.3. BICO DE BÜNSEN 9 2.4. AQUECIMENTO DE H2O DESTILADA NO COPO DE BÉQUER 9 2.5. AQUECIMENTO DE H2O DESTILADA NO TUBO DE ENSAIO 10 2.6. CALCINAÇÃO 11 2.7. AQUECIMENTO EM BANHO DE AREIA E EVAPORIZAÇÃO EM CÁPSULA DE PORCELANA 12 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 14 4. CONCLUSÃO 15 5. REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
Assim como todo estudante e frequentador de laboratório de química, devemos saber manusear diferentes equipamentos, assim como o bico de Bünsen. Nesta prática pode se aprender como regulá-lo, acendê-lo e manuseá-lo corretamente de maneira segura.
Há diferentes tipos de matérias com diferentes tipos pontos de ebulição e fusão, com uma análise simples, tal como foi realizada em experiência, é possível analisar o simplório aquecimento de água destilada em béquer e em tubos de ensaio, assim podemos apreender informações de como fazer, e o ponto de fervura.
Já outro tipo de material, com um aspecto físico variado da água destilada, é o sal, em estado sólido, onde foi calcinado em cadinhos, assim observamos diretamente rigorosas mudanças físicas. Por fim, há o aquecimento destes materiais juntos, tal que possa como o ocorrido, apenas sobrar um no recipiente de porcelana, exemplo da aula, foi o aquecimento de sal de cozinha (NaCl) com água destilada, até a evaporação total do líquido.
2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS