Técnicas de administração de pessoal
Por Anderson Rocha para o RH.com.br [->0]FPRIVATE "TYPE=PICT;ALT="[->1]
A dignidade no tratamento as pessoas, a abertura nas relações interpessoais, o espaço para a participação e o diálogo são fatores determinantes para se exercer uma boa liderança. As pessoas produzem mais quando se sentem bem. Colaborador feliz quase sempre é igual a aumento de produtividade e mais lucro para todos.
Mas para isso, torna-se fundamental que a liderança cuide muito bem de sua equipe. Um dos fatores mais importantes é a relação desse líder com o liderado. É possível criar regras específicas de crescimento, investimentos em treinamentos e metas mais desafiadoras. Outro ponto importante é integrar diferentes gerações em um mesmo local. É possível aprender com todos, principalmente com o jovem que traz ideias novas para o ambiente corporativo.
Os investimentos que muitas empresas fazem no sentido do crescimento técnico e profissional desvinculado do desenvolvimento humano integral acaba por ter efeitos de curto prazo.
Outro aspecto fundamental para exercer uma boa liderança é dizer claramente aos colaboradores o que se espera deles. Mas como fazer isso corretamente? Oferecendo feedback, ou melhor, dando retorno às pessoas de suas ações e seus comportamentos. O feedback é uma das técnicas mais eficazes e poderosas de comunicação e uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento humano. Através dele, estabelece-se um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação.
Graças ao feedback encontramos pontos valiosos do outro, criamos uma abertura e construímos uma comunicação mais eficaz, tornando o diálogo mais agradável e leve, eliminando assim, algumas das principais causas de conflitos, tanto no ambiente profissional quanto pessoal. Infelizmente, poucos são habilidosos para dizer o que precisa ser dito sem ferir ou magoar.
Os líderes também devem ter consciência que além das palavras, existe um mundo infinito de nuances e prismas