técnicas anim
Formadora:
Fernanda Cardoso
S. Pedro de Rates, 2010
ICONEFILE
OBJECTIVOS:
Planificar e dinamizar a animação com carácter interdisciplinar, como forma de desenvolver competências e autonomias.
ICONEFILE
DINÂMICA DE COESÃO GRUPAL:
A TEIA
ICONEFILE
A Teia
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Um rolo (novelo) de fio ou lã.
Descrição: Dispor os participantes em círculo.
O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola) de cordão ou lã. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.
Pedir para as pessoas prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após se apresentar brevemente, dizendo que é, de onde vem, o que faz etc, joga o novelo para uma das pessoas à sua frente.
Está pessoa apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos, irá repetir o que lembra sobre a pessoa que terminou de se apresentar e que lhe atirou o novelo. Após fazê-lo, essa segunda pessoa irá se apresentar, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc.
Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheçam. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.
Pedir para as pessoas dizerem:
O que observaram;
O que sentem;
O que significa a teia;
O que aconteceria se um deles soltasse seu fio etc.
Mensagem: Todos somos importantes na imensa teia que é a vida; ninguém pode ocupar o seu lugar.
ICONEFILE
Figura do animador sociocultural
Um animador tem de ser sensível especificamente com o grupo com que trabalha, ou seja, deve estar bastante atento às dificuldades, problemas e necessidades desse mesmo grupo.
A profissão de animador, encontra-se mais especificamente entre o papel de educador e de agente social. Quando nos referimos ao animador social como sendo um educador, é porque este procura estimular a execução de algo, o que por consequência