Marketing de filmes
As produções de Hollywood utilizam de 30% a 50% de seu orçamento para a divulgação e marketing dos filmes. A partir desse dado, tem-se a noção da importância do marketing para o produto do cinema.
No marketing para cinema, 4 itens são fundamentais:
1- Como aplicar determinado produto a um público-alvo
2- Qual o preço justo a ser aplicado
3- Que tipo de promoção será aplicada ao produto
4- Onde o mesmo será distribuído
O produtor espera o lucro e, o cliente, a plena satisfação do produto.
Alguns meios que podem ser usados para se divulgar um filme: Trailer, Cartaz, Junket Press, (evento que reúne a imprensa para a divulgação de filmes de Hollywood), Entrevistas em programas de TV, Pré-estreias, Ações na internet, Outdoors, Promoção na mídia, Redes sociais, Divulgação de fotos das gravações, elenco, etc.
Algumas campanhas dão sucesso e visibilidade ao filme, mas depois do “boom”, são bastante contestáveis:
“Bruxa de Blair” e “Atividade Paranormal” se diziam histórias reais, o que não era verdade. Entretanto, a jogada fez os filmes (que eram de baixo orçamento) ganharam muito dinheiro.
A Vila, fez seu marketing baseado na frase “Não conte o final a ninguém”, o que gerou revolta em muitas pessoas que acharam o final e a ideia totalmente sem graça.
Para se destacar seu filme, produtores utilizam ou contratam pessoas para se utilizarem de criatividade na hora da divulgação
Criação da JWT Brasil para divulgar “Superman: O retorno”
Divulgação semelhante de “Kill Bill”
Divulgação de “A Era do Gelo 4” no Rio de Janeiro
Divulgação de “O Dia Depois de Amanhã” na Índia
Para a divulgação de “Serpentes a Bordo” (2006), um site organizou uma promoção no qual pessoas preenchiam informações para enviar aos amigos. Com isso, o ator Samuel L. Jackson dava telefonemas para essas pessoas, chamando-os para assistir o filme. Mais de 10 mil mensagens foram enviadas nas